segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O fumaceiro continua e autoridades não resolvem nada

Dia desses, depois da pressão de uma instituição do judiciário, anunciou-se de onde vem as maiores queimadas que mantém o céu de Porto Velho e, por tabela, de quase toda Rondônia encoberta pela densa fumaça. Pensei que com tal descoberta a situação tenderia a melhorar. Ledo engano. Continuamos com dificuldades de respirar e sofrendo com a baixíssima umidade.
Aqui na capital, 7 horas da manhã desse segunda-feira, dia 23, a visibilidade estava próxima do zero.
A mais de cinco metros dos olhos, era praticamente impossível enxergar na parte da manhã, o que gerou preocupações com acidentes de trânsito.
Os hospitais estão lotados com pessoas sofrendo problemas respiratórios por causa da fumaça. Este ano tem sido o mais intenso em queimadas no norte e centro-oeste do país, com mais de 10 mil registros nos últimos dias. Parte delas é natural, devido ao ar seco, e parte continua sendo provocada por fazendeiros que queimam mata para abrir pasto.
O problema tem muito a ver com a impunidade. Segundo se informa, quase nunca alguém multado pelo Ibama ou pela Sedam paga os valores dessas multas. E como não sofrem nada, agem igual aos políticos acostumados a conviver naturalmente com a ficha-suja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário