terça-feira, 28 de setembro de 2010

Campanha termina quinta-feira

Com um papel diminuto da imprensa rondoniense a campanha eleitoral termina na próxima quinta-feira e o eleitor deverá comparecer às urnas no domingo.
O papel da imprensa nas eleições deste ano em Rondônia foi diminuto, principalmente porque prevaleceu a manipulação eleitoral atendendo aos interesses pessoais dos donos dessa mídia. Assim é que um jornalão local, ligado à família de um candidato a vice-governador estampou em sua capa da terça-feira índices de uma pesquisa colocando Confúcio Moura na liderança.
Bem, há pesquisas para todos os gostos, muitas de evidente má-qualidade e com endereço certo.
Haverá, ainda, mais um debate. Dessa vez na restransmissora da rede Globo. Não deverá modificar o cenário desse final do primeiro turno.  Aliás, pelo formato os debates também não escampam da mesma chatice do horário eleitoral e portanto registro um mínimo de audiencia.
Candidatos com chances reais de vitória aproveitam os últimos dias gastando sola de sapato e saliva para conquistar os votos que restam, principalmente na capital, onde pit-stops, caminhadas, carreatas, etc, dá a dimensão dessa corrida que apontará os vitoriosos ainda na madrugada de domingo para segunda feira.
Esse ano a novidade foi a Lei do Ficha Limpa. Seu impacto será sentido pelos candidatos sujos, políticos acostumados a usar os cargos públicos para seus próprios interesses, participando de maracutáias diversas e dos esaquemas de corrupção que  promove as riquezas feitas à base do roubo do dinheiro público.
Em Rondônia, como de resto no Brasil, muitos candidatos impugnados irão pedir votos até o último minuto da campanha, especialmente porque acreditam na impunidade contínua do país, esperando que a Lei da Ficha Limpa não tenha validade para esse ano.
Bem, o povo já sabe quem são os fichas sujas. Cabe portanto ao eleitorado mostrar a força do povo não votando, independente do futuro imediato da Lei Ficha Limpa, nesses candidatos corrompidos pelos escândalos de esbulho do dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário